Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
08/08/2005

Defesa Vegetal: Eventos que são destaques na semana

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), pelo seu Grupo de Defesa Sanitária Vegetal coordena uma série de eventos que buscam o aprimoramento das ações desenvolvidas no Estado em atendimento às exigências fitossanitárias para a produção e o comércio interno e exportação de produtos de origem vegetal.

CFO Banana: Tem curso programado para os dias 10 e 11/08 destinado a credenciar engenheiros agrônomos da iniciativa privada, cooperativas e associações do Estado para a emissão do Certificado Fitossanitário e Origem (CFO), que é o documento que garante a certificação de origem dos produtos, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito para transportar seus produtos para outros estados e para exportação. Os profissionais serão habilitados para o reconhecimento de pragas e doenças que exigem quarentenas, entre elas a sigatoka negra e moko da bananeira. Será realizado no "Polo Regional do Vale do Ribeira", na BR 116, km 460, em Pariquera-Açú.

Agrotóxicos: O “I Encontro Regional Sobre Procedimentos de Fiscalização de Agrotóxicos” será realizado nos dias 10 e 11/08, na sede da CDA, em Campinas, com a participação de representantes de 11 estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e São Paulo) para discutir a harmonização das ações do serviço de fiscalização estadual para o setor e na redução dos riscos ocasionados por esses produtos à saúde humana e ao meio ambiente. Deste encontro sairá a Carta de São Paulo, que será apresentada no IV Encontro Nacional de Fiscalização e Cadastro de Agrotóxicos, a ser realizado de 22 a 26 de agosto, em Cuiabá-MT.

Missão Européia: A missão européia inicia na CDA a visita que deverá fazer ao estado de São Paulo de 22 a 26 de agosto, para auditar o serviço de defesa fitossanitária e conhecer as ações que são desenvolvidas para garantir a sanidade na produção de mudas de citrus, o sistema de controle e erradicação de doenças visando a importação de citrus do Brasil. Além da CDA a missão, que terá acompanhamento de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverá visitar o laboratório do Instituto Biológico de São Paulo, packing house e regiões produtoras.