Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
25/11/2005

Descalvado realiza encontro de avicultura nesta sexta

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, abrirá, nesta sexta-feira (25/11), às 13h, o 9 Encontro Técnico da Avicultura Paulista. O evento acontece em Descalvado e irá reunir toda a cadeia produtiva em torno das discussões sobre a sanidade avícola, alimentação humana e os rumos da economia.

O encontro acontece na região maior produtora de frango no Estado. Em 2004, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a região de São Carlos produziu 163 milhões de kg de carne de frango, 14% da produção total do Estado, que foi de 1,1 bilhão/kg. São Carlos é o município maior produtor, com um total de 75 milhões/kg, seguido por Descalvado, com uma produção de 55 milhões/kg.

“O Brasil é hoje o maior exportador de carne de frango do mundo e São Paulo é um importante produtor brasileiro. Isso exige que toda a cadeia produtiva esteja integrada, unida em torno de discussões sobre os gargalos e suas soluções. E esse encontro técnico tem esse objetivo: permitir a troca de experiências e o debate de questões relevantes”, afirma o coordenador do evento, Antonio Guilherme Machado de Castro, pesquisador responsável pelo Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Após a abertura do encontro, o especialista Algis Martinez Aguilera, médico veterinário colombiano, responsável por programas de sanidade e consultor para o assunto em todo o mundo, irá proferir palestra com o tema “Panorama mundial da sanidade avícola”. Às 15h30, o pesquisador Antonio Mário Penz Júnior irá falar sobre “Mitos culturais na alimentação Humana”. Penz Júnior é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conceituado internacionalmente. O encontro será encerrado pelo economista Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda de 1988 a 90, que falará sobre “Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2006”.

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola: é ligado ao Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e está localizado em Descalvado, um dos municípios de maior produção avícola de São Paulo. O centro trabalha em parceria com a indústria avícola e recebe material para diagnóstico de várias regiões do Brasil.

O laboratório é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para emissão de laudos oficiais sobre doenças aviárias contempladas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola: salmoneloses e micoplasmoses aviárias. Além da prestação de serviço, há pesquisa básica e aplicada na área de sanidade avícola, segurança alimentar e produção avícola.

Serviço:

Evento: 9 Encontro Técnico da Avicultura Paulista

Data: 25/11 – sexta-feira

Horário: 13 horas

Local: Nosso Clube – Rua 22 de abril, 159 – Descalvado/SP

Fonte: Assessoria de Comunicação/SAA