Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/10/2005

MAPA confirma foco de aftosa no MS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comunicou hoje (10/10) a ocorrência de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, na região sul do Estado do Mato Grosso do Sul. O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), do Mapa, em Recife, confirmou o diagnóstico para a febre aftosa em amostra colhida em bovinos na Fazenda Vezozzo.

Após a confirmação da doença em 140 animais, foram adotados todos os procedimentos de emergência recomendados, incluindo a interdição da propriedade e colheita de material, que resultou na identificação do vírus tipo O. As medidas sanitárias estão sendo adotadas, incluindo o sacrifício de todos os 582 animais da propriedade.

O Mapa informou ainda que todas as medidas para conter a disseminação da doença foram implementadas, tais como interdição imediata da fazenda, inspeção das propriedades rurais em um raio de 25 km e investigação epidemiológica para identificar a origem do foco.

Além das ações já aplicadas, o Mapa está implantando postos de fiscalização e aplicação de medidas de biossegurança, com restrição do ingresso na propriedade, exceto aos profissionais e funcionários que trabalham no caso e inspeção clínica de todos os animais.

Tão logo se confirmou o diagnóstico, o Mapa enviou comunicação da ocorrência da doença à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), aos países vizinhos e aos países e blocos econômicos com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial.