Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
25/05/2005

SECRETARIA DE AGRICULTURA LANÇA CAMPANHA CONTRA O GREENING

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Fundecitrus lançaram oficialmente a campanha informativa contra o greening – doença que ataca os laranjais paulistas, na última sexta-feira (20/05) no estande da Secretaria na Agrishow Ribeirão Preto, quando também assinaram convênio de combate à doença.

Os dois órgãos já desenvolvem uma série de trabalhos conjuntos no combate ao cancro cítrico, morte súbita dos citros e monitoramento de outras doenças dos laranjais. A campanha de divulgação contra o greening é assinada pela Secretaria e Fundecitrus e entrou no ar no último dia 10 de maio. Como instrumentos de conscientização dos citricultores foram produzidos 50 mil folhetos, 12 mil manuais com medidas de controle. Além de veiculação de spots nas rádios e anúncio de TV, principalmente nos 51 municípios que têm plantas contaminadas.

Com o convênio, o Fundecitrus poderá fazer a inspeção de lavouras e apontar as plantas com suspeitas, então a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, coleta o material para análise laboratorial. Diante de laudo positivo, o produtor é notificado pelos fiscais da CDA e tem um prazo de até 15 dias para a erradicação das árvores, conforme estipula a Instrução Normativa N.º 10 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: www.agroportal.sp.gov.br