Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
26/10/2006

Aftosa: 2ª etapa da campanha é realizada em novembro.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros, será lançada oficialmente no próximo dia 1º de novembro, às 11 horas, em Ribeirão Preto e deverá reunir autoridades, pecuaristas e representantes da indústria frigorífica. Todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados até o dia 30.

São Paulo completa 10 anos sem registrar um único caso de aftosa. Na primeira etapa da campanha, realizada durante o mês de maio, 99,50% do rebanho paulista de 13,5 milhões de cabeças foi imunizado.

São Paulo não registra caso da doença desde 1996. O Estado realizou um trabalho de defesa intenso com a adoção de corredores sanitários, suspensão de eventos agropecuários e rastreamento de gado proveniente de Mato Grosso do Sul e do Paraná, quando do aparecimento da aftosa, no ano passado.

No caso da raiva dos herbívoros, somente os pecuaristas dos municípios de três regiões do Estado (Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba) são obrigados a realizar a vacinação no rebanho bovino, ovinos, caprino, bubalino e eqüídeo. Os produtores de outras regiões que optarem pela vacinação durante o mês novembro, poderão fazê-la.

Teresa Paranhos - Assessoria de Imprensa/CDA