Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
20/06/2006

Aftosa: Vacinação atinge 99,50% do rebanho.

A primeira etapa da campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, sob a supervisão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento alcançou 99,50% do rebanho paulista, que é de 13,22 milhões de cabeças. O recorde histórico de vacinação foi alcançado em novembro de 2005, com 99,60% de cobertura.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, o recorde da etapa do ano passado se deveu, principalmente, ao momento de crise com a doença, quando foram registrados focos de aftosa nos Estados vizinhos do Mato Grosso do Sul e Paraná. “Naquele momento, o país estava sob tensão e houve a corrida pela vacina. Entretanto, o pecuarista paulista mostra que a sanidade do seu rebanho é o primeiro item entre as suas preocupações”, afirma Macedo.

Das 40 regionais que compõem o quadro da CDA, 10 alcançaram 100% de cobertura vacinal durante a etapa. São elas: Andradina, Assis, Dracena, Fernandópolis, Jaboticabal, Jales, Orlândia, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã.

Os resultados da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que também ocorreu no mesmo período, estão sendo finalizados.

Teresa Paranhos - Assessoria de Imprensa/CDA