Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
14/06/2006

CFO Citros: Inscrições para o curso terminam nesta sexta-feira (16/06).

As inscrições para o curso que irá credenciar engenheiros agrônomos da iniciativa privada, cooperativas e associações do Estado para a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) poderão ser feitas até esta sexta-feira (16/06/06), através do site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) - www.cda.sp.gov.br. Será realizado nos dias 20 e 21/06, no Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, em Cordeirópolis-SP.

O curso tem por objetivo ampliar a capacidade do sistema de vigilância fitossanitária e o atendimento ao produtor paulista. O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos e subsidia a CDA na emissão da permissão de trânsito, que possibilita ao produtor comercializar seus produtos para outros estados e para exportação.

Os temas abordados serão: legislação fitossanitária e emissão de CFO, sistema nacional de proteção fitossanitária, legislação/agrotóxicos, certificação e rastreabilidade, cadastro de viveiro de mudas, epidemiologia do cancro cítrico, greening, mosca das frutas, verrugose, mancha preta dos citros, gomose, morte súbita e cancro cítrico.

Segundo o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, da CDA, Mário Sérgio Tomazela, “o investimento em defesa significa a manutenção do patrimônio do citricultor e da competitividade do produto de São Paulo no cenário nacional e internacional por estarmos falando da maior citricultura a nível mundial”.

O curso é também de interesse dos responsáveis técnicos por viveiros, principalmente em relação à clorose variegada dos citros (CVC), greening e morte súbita.

Serviço:

Curso: Credenciamento de engenheiros agrônomos para emissão do CFO em citros.

Data: 20 e 21 de junho de 2006.

Local: Centro de Citricultura "Sylvio Moreira" - Rod. Anhanguera, km 158 Cordeirópolis/SP.

Teresa Paranhos – Assessoria de Imprensa/CDA – 19 – 3241-4700