Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/06/2006

Defesa Agropecuária apreende 3 ton. de carne em Piracicaba

A apreensão e condenação de três mil quilos de carne em estabelecimento clandestino foram realizadas ontem (28/06) no município de Jumirim, região de Piracicaba, pela equipe de fiscais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista.

Atendendo à denúncia, foi localizado na zona rural do município, um prédio clandestino que manipulava carne bovina que, embora inspecionada, era fracionada e reembalada em ambiente inadequado e distribuída no comércio da região. Segundo Anselmo Lucchese Filho, médico veterinário do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Piracicaba, o produto era manipulado em ambiente que não oferecia condições higiênico sanitárias satisfatórias, colocando em risco a saúde do consumidor. O responsável recebeu um auto de infração no valor de 1.000 Ufesps - Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (R$13.930,00) e teve toda a mercadoria apreendida e destruída em aterro sanitário.

Na última semana (21/06), uma equipe, também coordenada pelo EDA, apreendeu e destruiu 10.207 dúzias de ovos clandestinos em três estabelecimentos no município de Piracicaba. Esses estabelecimentos manipulavam ovos sem o devido registro em órgãos oficiais e os distribuíam no comércio local. Duas dessas empresas haviam fraudado os carimbos oficiais e uma delas utilizava carimbo já cancelado. As empresas foram autuadas em 1.000 Ufesps e tiveram suas mercadorias apreendidas e inutilizadas.

A Defesa Agropecuária alerta que o consumidor tem o direito de exigir que o comerciante comprove a origem do produto, através do carimbo da inspeção (SIF, SISP ou SIM) e da etiqueta de identificação.

Teresa Paranhos - Assessoria de Imprensa/CDA.

Tel.: 19 – 3241-4700, ramal 2283