Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/07/2006

Missão Européia encerra visita a São Paulo.

A missão européia que chegou ao Brasil no dia 04/07 para inspecionar o sistema de certificação de carne bovina encerrou a visita ao estado de São Paulo na última sexta-feira (07/07). Em São Paulo a missão, acompanhada por técnicos do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e da Superintendência Federal de Agricultura do Estado e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), visitou as regiões de São José do Rio Preto, Bauru e Barretos.

Em São José do Rio Preto, Cláudio Alvarenga de Melo, diretor substituto do Grupo de Defesa Animal (GDSA) apresentou as ações desenvolvidas pela CDA, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na erradicação da febre aftosa no Estado e conheceu a estrutura operacional para a realização dos trabalhos na região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA). A missão realizou visita a uma propriedade no município de Cedral que recebeu animais oriundos do estado do Paraná e onde foram realizados os trabalhos de rastreamento e o inquérito soroepidemiológico de 2006.

No EDA de Bauru foram apresentados os trabalhos referentes ao rastreamento e inquérito soroepidemiológico e visita a uma propriedade que também recebeu animais do Paraná. Na região do EDA Barretos a visita foi realizada em duas propriedades que receberam animais oriundos dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, participantes do inquérito soroepidemiológico e que possuem animais rasteados pelo Sisbov. A delegação deve visitar ainda os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo o Lúcio Oliveira Leite, diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal (CEDESA), a missão deverá avaliar os resultados das visitas e apresentar relatório ao MAPA, em reunião agendada para o dia 17/07, em Brasília.

De janeiro a junho do ano passado, o Brasil exportou cerca de US$ 442 milhões de carne bovina in natura para a União Européia. Durante o mesmo período deste ano, foram exportados aproximadamente US$ 469 milhões, totalizando 113 mil toneladas do produto.

Teresa Paranhos

Assessoria de Imprensa/CDA