Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/04/2006

São Paulo lança campanha de vacinação contra febre aftosa.

O Governador Cláudio Lembo e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto José Macedo Filho, participam, na próxima segunda-feira (1º/05) do lançamento oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros. No evento, que reunirá autoridades, lideranças e pecuaristas no Recinto de Exposições da FAPI, em Ourinhos, será aplicada a primeira vacina contra a doença. Durante o mês, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados. No caso da raiva dos herbívoros, a imunização acontece somente em 14 regiões do estado com maior incidência do morcego hematófago, transmissor do vírus.

O último foco de aftosa em São Paulo foi registrado em São Carlos em 1996. Desde então, nenhum outro caso foi identificado no Estado paulista. No ano passado, a defesa agropecuária do estado tomou todas as providências para evitar o aparecimento da doença. Foram criados corredores sanitários para entrada de animais e produtos do Mato Grosso do Sul e Paraná; rastreamento e monitoramento de todo o rebanho vindo destes Estados antes do aparecimento dos focos e a antecipação da vacinação, assim como proibição de eventos com aglomeração de animais susceptíveis à aftosa.

Com estas medidas, São Paulo completa 10 anos sem registrar um único caso de aftosa. Em novembro último, 99,60% do rebanho paulista de 13,5 milhões de cabeças foi imunizado, recorde no índice de vacinação.

Serviço: Lançamento da 1ª etapa da Campanha contra Febre Aftosa e Raiva dos Herbívoros.

Data: 1º de maio de 2006 (segunda-feira).

Horário: 10 horas.

Local: Recinto de Exposições da FAPI - Av. Jacinto Ferreira de Sá, s/nº - Ourinhos/ SP.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SAA