Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/07/2006

Vacinação contra raiva atinge 99,02% do rebanho de 14 regiões paulistas.

A exemplo da campanha da vacinação contra a febre aftosa que aconteceu em maio e registrou 99,50% de cobertura, a vacinação contra a raiva dos herbívoros, que também ocorreu no mesmo período, registrou índice de 99,02% no rebanho de 14 regiões do estado, onde é obrigatório este tipo de imunização. Na etapa passada, em novembro, o percentual foi de 99,19%.

As 14 regiões (Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba), áreas onde há ocorrência de morcegos hematófagos (transmissores), totalizam um rebanho de 2.944.762 cabeças entre bovinos, bubalinos, eqüinos, caprinos e ovinos.

A Secretaria de Agricultura, através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, registra redução nas ocorrências da doença. “A queda se deve ao trabalho das equipes volantes de caça-morcegos e intensificação e conscientização do criador para a vacinação”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento, Alberto Macedo. Em 2000, chegava-se a registrar 773 focos da doença numa área que compreendia 19 regiões com vacinação. No ano passado, foram 62 focos nas 14 regiões com incidência maior do morcego.

Assessoria de Comunicação/SAA.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SAA