Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/09/2007

Aftosa: São Paulo recebe auditores do Mapa.

Uma equipe de fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará no estado de São Paulo, de 10 a 14 de setembro para auditar as ações e atividades do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa, desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Estado. A auditoria do Mapa é um procedimento de rotina e tem por objetivo verificar alem da estrutura, as atividades desenvolvidas pelo Programa com vistas à erradicar da febre aftosa e reconquistar o reconhecimento internacional como Estado livre da febre aftosa, com vacinação. Os auditores devem visitar a sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), em Campinas e Escritórios Regionais de Defesa.

A CDA é o órgão da Secretaria Estadual de Agricultura, responsável entre outras atividades, pelo desenvolvimento das campanhas de vacinação contra a febre aftosa realizadas nos meses de maio e novembro, pelo controle e fiscalização do trânsito de animais, lojas agropecuárias, leilões e eventos.

O estado de São Paulo possui um rebanho estimado em 12 milhões de cabeças e vem alçando índices expressivos de vacinação. Na última etapa realizada durante o mês de maio o índice foi de 99,54%.

11 anos livre da aftosa – O Estado, que é importante produtor e exportador, completou 11 anos sem registro de febre aftosa. Este ano comemora os 40 anos de campanha de vacinação e 15 anos de criação do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), o selo que confere ao consumidor a segurança nos produtos de origem animal do agronegócio paulista.

Teresa Paranhos

Assessoria de Imprensa/CDA

Tel.: 19 – 3241-4700, ramal 2283