Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
02/04/2007

Aftosa: Secretários de Agricultura de 16 Estados se encontram com Ministro.

Secretários de Agricultura de dezesseis estados brasileiros e do Distrito Federal se encontram na próxima terça-feira (3 de abril) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para discutir o controle nacional da febre aftosa. Em fevereiro, um encontro em Belo Horizonte marcou o início da elaboração de propostas de controle sanitário nas fronteiras brasileiras

No encontro com o ministro, sete Estados de fronteira (Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) vão apresentar as propostas para intensificar o controle da doença na região do Brasil com Paraguai, Argentina e Bolívia. O secretário de agricultura do estado de São Paulo, João Sampaio, além de tratar de falta de recursos para a defesa sanitária, discutirá com o Ministro o caso específico de São Paulo e o problema dos embargos.

“Não registramos febre aftosa há dez anos e sofremos os embargos desde outubro de 2005. A União Européia e Chile precisam olhar São Paulo mais de perto para que este status sanitário seja alterado. Os prejuízos já ultrapassaram os limites do nosso pecuarista”, afirma o secretário.

Cada um dos sete estados de fronteira vai apresentar seu projeto, com a indicação dos recursos necessários para intensificação do controle da febre aftosa. A reivindicação é a aprovação dos projetos e a liberação total das verbas para a defesa. Um outro assunto discutido na reunião de Belo Horizonte, e que será levado ao ministro é o uso do Exército para controle do trânsito de animais e produtos na fronteira.

Os secretários de Agricultura também irão pedir que o governo federal, por intermédio do setor diplomático, intensifique as negociações com os países vizinhos para, juntos, se adequarem a todas as normas de vigilância sanitária.

Também participarão do encontro os secretários de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pará, Sergipe e Tocantins.

Informações: Assessoria de Comunicação - Euzi Dognani

Tel.: 11 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação/SAA