Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/11/2008

Aftosa: CDA inicia monitoramento sorológico de vacina.

06/11/2008 - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) inicia este mês o monitoramento sorológico de vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino. Além de São Paulo, outras unidades da federação habilitadas para exportação à União Européia farão o monitoramento. O objetivo é verificar a eficiência da vacina quanto ao nível adequado de imunização dos rebanhos para aftosa e mostrar que a cobertura vacinal apresenta correspondência com o percentual de bovinos declarados como vacinados.

Para a realização desse monitoramento, a CDA irá mobilizar 29 médicos veterinários que realizarão a colheita de material em 49 propriedades, sendo 3 em Estabelecimentos Rurais Aprovados (ERAS/Sisbov). Serão colhidas 364 amostras de sangue que serão encaminhadas para analise no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Esta ação é desenvolvida dentro dos procedimentos estabelecidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em atendimento às exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da União Européia que deverá realizar visita oficial em 8 Estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo) na segunda quinzena de janeiro do próximo ano.

SOROLOGIA – No inicio desse ano foi realizado o monitoramento soroepidemiológico para detecção da atividade viral para a febre aftosa em bovinos na faixa etária de 6 a 12 meses e comprovou a ausência da atividade viral no Estado.

O monitoramento é uma atividade com periodicidade anual, realizada sob a coordenação do Ministério. É uma das ações estabelecidas no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa e tem como objetivo comprovar a ausência de atividade viral, condição indispensável para obter o reconhecimento nacional e internacional como Estado livre da febre aftosa.

Assessoria de Imprensa/CDA - Tel.: 19 3241-4700 - Teresa Paranhos