Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/11/2008

Agenda da Semana: 03 a 07/11/2008

AGROTÓXICOS: CURSO

Será realizado em Taubaté, nos dias 05 e 06/11, o curso sobre legislação e fiscalização de agrotóxicos para 18 novos engenheiros agrônomos. O objetivo do treinamento é capacitá-los para atuação no programa de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins desenvolvido pela CDA.

AVES:TREINAMENTO

Vai até o dia 04/11 o treinamento de médicos veterinários da CDA em captura, anilhamento e biometria de aves migratórias na Lagoa dos Peixes, no Rio Grande do Sul.

AFTOSA: CAMPANHA

Durante o mês de novembro ocorre no Estado a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Deverão ser vacinados 12 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. As penalidades para quem não vacinar são de 5 Ufesps (R$ 74,40) e deixar de comunicar, 3 Ufespes (R$44,64) por cabeça.

FONESA: ANIMAL

Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará vacinam contra a aftosa em abril e outubro. A partir de 2009 passarão a fazê-lo em maio e novembro, fortalecendo a proposta de unificação nacional do calendário de vacinação. A decisão foi tomada em reunião do Fonesa – Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária realizada dias 30 e 31/10, em Palmas - Tocantins. A intenção é que todos os Estados sigam o mesmo calendário, facilitando o controle e a fiscalização dos animais. Executores do MG, MS, PR e SP discutiram a unificação do calendário e a retirada da vacina em uma das etapas da campanha.

FONESA: VEGETAL

Na área vegetal, discutiu-se de forma regionalizada procedimentos referentes às pragas quarentenárias A2, como a mosca negra dos citrus, greening, mosca da carambola e cancro cítrico. Será formulada proposta ao Mapa solicitando que seja editada uma norma que discipline a execução de planejamentos periódicos para comprovação e reconhecimento de áreas livres de ocorrência de pragas.

AFTOSA: AUDITORIA

Com o objetivo de padronizar os procedimentos dentro do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, técnicos dos órgãos centrais realizam, essa semana, auditorias nas unidades veterinárias dos EDAs de Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Bragança Paulista, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Dracena, Tupã, Jaú, Itapeva, Avaré e Botucatu.

MONITORAMENTO SOROLÓGICO DE VACINA

Médicos veterinários de 29 EDAs estarão reunidos nesta quinta-feira (06/11) na sede da CDA para receber as informações e os kits necessários à realização do monitoramento sorológico de vacina em 49 propriedades, sendo 3 propriedades ERAS/Sisbov. As 364 amostras serão encaminhadas para o Lanagro, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. A ação atende exigências da OIE e União Européia que visitará o país em janeiro de 2009.

Assessoria de Imprensa CDA – Tel. 19 3241-4700 – Teresa Paranhos