Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/11/2008

Agenda da Semana: 10 a 14/11/08.

AGROTÓXICOS: CURSO

Será realizado na sede do Escritório de Defesa Agropecuária de Marilia, nos dias 12 e 13/11, o curso sobre legislação e fiscalização de agrotóxicos para 15 novos engenheiros agrônomos. O objetivo do treinamento é capacitá-los para atuação no programa de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

GREENING: CDA ALERTA CITRICULTORES

A CDA alerta os responsáveis pelas propriedades citrícolas onde existem plantas hospedeiras da bactéria Candidatus Liberibacter e do vetor diaphorina citri, localizadas dentro da área delimitada com ocorrência da praga HLB-greening, para que façam as vistorias estabelecidas. Com a nova legislação o citricultor deve realizar, obrigatoriamente, 4 (quatro) vistorias trimestrais, sendo duas no primeiro semestre (entre janeiro e junho) e duas no segundo semestre (entre julho a dezembro), com o objetivo de identificar e eliminar todas as plantas com sintomas de HLB-greening.

RAIVA: MUTIRÃO

Uma equipe composta por 20 auxiliares da CDA realiza esta semana busca ativa no controle do morcego hematófago na região de Botucatu. Esta atividade atende as exigências do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros.

AFTOSA: AUDITORIA

Esta semana as auditorias, com o objetivo de padronizar os procedimentos dentro do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, estão sendo realizadas pelos técnicos dos órgãos centrais da CDA nas unidades veterinárias dos EDAs Dracena, Tupã, Jaú, Itapeva, Avaré e Botucatu.

MONITORAMENTO SOROLÓGICO DE VACINA

Médicos veterinários de 29 EDAs iniciam esta semana o monitoramento sorológico de vacina em 49 propriedades, sendo 3 propriedades ERAS/Sisbov. As 364 amostras serão encaminhadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. A ação atende exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da União Européia que visitará o país em janeiro de 2009.

Assessoria de Imprensa CDA – Tel.: 19 – 3241-4700