Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/07/2008

Aves: Modernização de laboratório beneficia avicultores de Bastos.

17/07/2008 - A maior região produtora de ovos do estado de São Paulo recebe novas instalações, com adequações na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Biológico (UPD/IB), localizada no município de Bastos (situado a 460 quilômetros da capital). A entrega ocorre nesta sexta-feira (18 de julho), a partir das 14 horas, durante a tradicional Festa do Ovo, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

Com a modernização, a unidade se habilita para credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a realização de diagnósticos e exames necessários ao controle de laringotraqueíte infecciosa das aves (LTI) e de salmonela, doença de newcastle e doença de gumboro (síndrome da queda de postura).

A UPD é um exemplo de sucesso de parceria entre o setor produtivo, o Governo do Estado e a prefeitura de Bastos, com laboratórios atendendo a avicultores, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos. Entre os seus serviços estão a prestação de assistência técnico-científica e higiênico-sanitária, exames laboratoriais para o diagnóstico de patologias avícolas e bromatológicos e a monitoria epidemiológica.

As adequações fazem parte do programa Risco Sanitário Zero, desenvolvido pela Secretaria, que prevê investimentos principalmente nas adequações dos laboratórios. Somente para 2008 são R$ 5,7 milhões destinados. A Secretaria também, por meio da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), criou o Bolsão de Bastos, que abrange 16 cidades nas quais existe a produção intensiva de galinhas. Também adotou medidas de controle, dentre as quais a vacinação obrigatória, a monitoria constante do plantel, o regulamento para o trânsito de esterco e ovos e a obrigatoriedade de adoção de medidas de biossegurança. (Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota - www.agricultura.sp.gov.br