Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/10/2008

CDA lança manual de procedimentos para estabelecimentos na Feileite.

28-10-2008 - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) lança nesta quinta-feira (30/10) na Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite) o manual de “Implantação de Estabelecimento Industrial de Leite e Produtos Lácteos”. O manual apresenta o conjunto de normas técnicas organizadas, de modo a facilitar a consulta dos procedimentos necessários para a implantação de estabelecimentos para a produção de leite e seus derivados no estado de São Paulo.

Segundo Rachel Simião, diretora do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal da CDA, “o manual foi concebido para atender a necessidade da cadeia produtiva do leite, padronizar os procedimentos em todo o Estado e contribuir para a melhoria da qualidade do leite produzido sob inspeção do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP)”. Com uma diagramação de fácil consulta, reúne as informações úteis para adequação ou implantação de novos estabelecimentos, que vão desde a construção até o registro de produtos, facilitando o trabalho de engenheiros e responsáveis técnicos dos estabelecimentos.

Foi elaborado com base na Resolução SAA 24, de 01 de agosto de 1994 e das alterações constantes na Resolução SAA 12, de 19 de abril de 1955 e das Resoluções 03 e 04, de 10 de janeiro de 2008, que estabelecem normas técnicas sobre as condições higiênico-sanitárias mínimas necessárias para aprovação, funcionamento e reaparelhamento dos estabelecimentos destinados a leite e produtos lácteos e os regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade do leite e seu transporte a granel.

Além das legislações, traz os requisitos referentes às dependências, equipamentos utilizados em cada processo de produção, documentos necessários para o registro de estabelecimentos e produtos (leite, queijo, yogurte, manteiga, requeijão, doce de leite etc). Traz ainda um check list que servirá para avaliar se as condições das instalações e equipamentos estão em acordo com as normas. É um roteiro de acompanhamento que facilitará o trabalho de detectar e corrigir possíveis falhas no processo visando a implantação das Boas Práticas de Produção.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária é o órgão da Secretaria responsável pelo registro e fiscalização de estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal para comércio no território paulista. No Estado existem hoje, 254 estabelecimentos ativos registrados no SISP.

SERVICO:

Lançamento do manual “Implantação de Estabelecimento Industrial de Leite e Produtos Lácteos”.

Dia: 30/10/2008

Hora: 14 horas

Local: Feileite – Centro e Exposições Imigrantes – São Paulo

INFORMACÕES:

Assessoria de Imprensa da CDA – Teresa Paranhos – 19 – 3241-4700