Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
24/11/2008

CDA realiza treinamento prático para novos veterinários.

24/11/2008 - Vinte e dois novos médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) participaram do treinamento em método de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e encefalopatias espongiformes transmissíveis, realizado de 17 a 21 de novembro em Araçatuba e Andradina

O objetivo foi fornecer o maior número de informações teóricas e práticas para que os novos profissionais passem a exercer as atividades estabelecidas no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose e tenha amplo entendimento da importância da defesa agropecuária na vigilância das encefalopatias, com enfoque para a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) e scrapie.

A CDA desempenha importante papel no controle e acompanhamento dessas doenças no Estado, em atendimento às restrições sanitárias impostas pelos países importadores. O treinamento faz parte das ações desenvolvidas pela defesa agropecuária para manter o reconhecimento da sanidade dos rebanhos paulistas.

As aulas teóricas, realizadas por técnicos da CDA e Instituto Biológico/Apta, tiveram ênfase nas doenças, nos procedimentos e entendimento da legislação.

Nas aulas práticas, realizadas nas Unidades de Pesquisa de Desenvolvimento (UPD) do Pólo Regional do Extremo Oeste/Apta, em Araçatuba e Andradina, todos os participantes realizam os procedimentos que, por lei, são competência da CDA.

A organização do treinamento esteve a cargo do médico veterinário Heinz Otto Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose.

Assessoria de Imprensa CDA – Tel.: 19 3241-4700 – Teresa Paranhos