Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
24/03/2008

Citros: Laudo confirma ocorrência da mosca negra em São Paulo.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo confirma oficialmente, com laudo do Instituto Biológico da Pasta (IB), a ocorrência da mosca negra dos citros em São Paulo. A suspeita foi formulada por um produtor do município de Arthur Nogueira à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) que realizou a coleta de material e o encaminhou para analise há duas semanas.

Levantamento realizado pela CDA já constatou a presença da mosca negra em quatro municípios – Arthur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Holambra – na região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) Mogi Mirim. Também estão sendo investigadas propriedades de citros nos municípios dos EDAs de Campinas e Limeira.

Segundo Mário Tomazela, diretor da Defesa Sanitária Vegetal da CDA, para a continuidade do comércio para outros Estados é necessária a lavagem dos frutos. A legislação determina a pulverização nas áreas afetadas com produtos registrados. Além dessas exigências, explica Tomazela, é necessária a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), só emitida com a apresentação do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) sob responsabilidade de um engenheiro agrônomo habilitado pela CDA. Para atender a demanda está em estudo novo credenciamento de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para habilitação de responsáveis técnicos na emissão de CFO.

COMISSÃO TECNICA - A comissão técnica de citricultura reúne-se nesta terça-feira (25/03) em Campinas, na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, para sugerir medidas complementares sobre o impacto da mosca negra dos citros após a confirmação oficial da presença da praga no Estado.

De acordo com Tomazela, que também preside a comissão técnica, participarão da reunião, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta (que engloba os institutos de pesquisa da Secretaria), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo (Esalq/Usp), Universidade Estadual Paulista :Julio de mesquita Filho (Unesp), Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e técnicos da CDA.

Serviço:

Reunião técnica da comissão de citricultura.

Data: 25/03/2008

Hora: 14 horas

Local: Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) – Av. Brasil, 2.340, Campinas – SP.

Informações:

Assessoria de Comunicação da Secretaria - www.agricultura.sp.gov.br

Tel.: 11 5067-0069

Euzi Dognani/Adriana Rota

Assessoria de Imprensa – CDA - 19 - 3241-4700

Teresa Paranhos