Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
07/03/2008

Citros: Secretaria investiga ocorrência da mosca negra em Arthur Nogueira.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), atendendo a comunicação formulada por um produtor do município de Arthur Nogueira ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Mogi Mirim, sobre a suspeita da ocorrência da mosca negra dos citros, realizou a colheita de material que já foi encaminhado ao Instituto Biológico da Pasta (IB) para identificação ou não da presença da praga.

Enquanto aguarda o resultado oficial pelo laboratório, a Defesa Agropecuária deve realizar um levantamento para conhecer a dimensão da ocorrência da praga no município, elaborar as recomendações técnicas e informar os produtores sobre as medidas de certificação fitossanitária visando a continuidade do comércio para outros estados.

Segundo trabalhos científicos, a mosca negra dos citros causa danos diretos à produção. Até então, o inseto, originário no sudoeste asiático, fora registrado no Brasil em 2001, em Belém (PA), e outros focos foram encontrados nos Estados do Maranhão e Tocantins. Conhecida cientificamente como Aleurocanthus woglumi Ashby, ela suga a seiva das plantas e prejudica principalmente as folhas novas em crescimento. Há registros de perda de até 80% na produção da planta cítrica.

A mosca pode ser controlada quimicamente, mas segundo a literatura científica, a melhor forma de controlá-la é biologicamente, por meio de vários insetos parasitóides predadores.

Informações:

Assessoria de Imprensa/CDA - Tel.: 19 – 3241-4700, ramal 2283

Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação/Secretaria - Tel.: 11 5067-0069

Euzi Dognani/Adriana Rota

www.agricultura.sp.gov.br