Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/03/2008

Fiscalização apreende mel clandestino em Piracicaba.

Uma ação realizada nesta quinta-feira (06-03) pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, a Polícia Civil do 6.º Distrito e a Vigilância Sanitária de Piracicaba fiscalizou uma residência que manipulava mel para a venda aos consumidores da região. Segundo informações do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Piracicaba havia no local produtos químicos que são indícios de que o mel era alterado e adulterado. Entre os produtos encontrados estavam: glicose de milho em pó, essência de mel, essência de laranja, açúcar e tintura de iodo.

O local não tinha qualquer tipo de registro ou cadastro em órgão oficial para a produção de produtos de origem animal.

Foram apreendidas 20 latas de 25 quilos e 13 caixas de favos de mel sem comprovação de origem e mais 200 litros e 75 potes de mel falsificado, além de 20 quilos de glicose em pó, essência de mel, laranja e tintura de iodo. Os produtos foram encaminhados para destruição em local adequado.

O proprietário foi autuado pela Vigilância Sanitária Municipal por não atender às exigências estabelecidas pela legislação e por colocar em risco a saúde do consumidor.

Teresa Paranhos

Assessoria de Imprensa

Coordenadoria de Defesa Agropecuária