Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
02/06/2008

Geysa Ruiz é a primeira mulher homenageada na Semana da Citricultura.

Em cerimônia realizada hoje (02/06), com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, foi aberta oficialmente a 30ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis. O Centro que este ano comemora 80 anos é considerado um centro difusor de material genético e de tecnologia, com reconhecimento mundial. Foi nesse importante cenário para a citricultura paulista que a engenheira agrônoma Geysa Josefina Pala Ruiz, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) recebeu o "Prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura”.

Segundo Marcos Antonio Machado, diretor do Centro de Citricultura é a primeira vez que uma mulher é agraciada com o prêmio, e acrescentou: “Geysa foi indicada pela sua atuação na força tarefa contra o greening. Ela atua em uma área árdua, pois nem sempre as condições do trabalho de defesa agropecuária são favoráveis”.

Para Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, da CDA, “este prêmio significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela defesa agropecuária no Estado. Como responsável pelo projeto greening, a Geysa tem demonstrado competência e persistência. Ela gosta do que faz e faz com competência, por isso alcançou o reconhecimento”.

A homenagem recebida por Geysa, foi dedicada aos colegas da Defesa Agropecuária. Disse que “executar as ações de defesa é uma tarefa difícil, pois mexe com o emocional” e completou, “compartilho esse prêmio com os colegas da CDA pois só se consegue um resultado positivo com o trabalho em equipe”.

Geysa Ruiz é lotada na Inspetoria de Defesa Agropecuária de José Bonifácio, do Escritório de Defesa Agropecuária de São José do Rio Preto e coordena o projeto "greening" da CDA. As ações desenvolvidas pela defesa agropecuária e coordenadas por ela têm o objetivo de conscientizar o citricultor sobre a necessidade de realizar as vistorias nas plantações visto ser o greening uma doença controlada pelo manejo.

A 30ª Semana da Citricultura vai até o dia 6 de junho e reúne os maiores especialistas do setor. O Centro de Citricultura, referência mundial da citricultura, comemora 80 anos de atividade durante a 30ª Semana, com a exposição das principais empresas e instituições de insumos, máquinas e serviços. Também são de grande destaque os mais de 40 painéis de discussões, como o dia dedicado ao greening, doença que vem atacando os laranjais paulistas, o de economia citrícola e outros de pragas e manejo. Neste dia (05/06), Geysa Ruiz estará apresentando as ações desenvolvidas pela CDA no combate ao greening.

SERVIÇO:

30ª Semana da Citricultura - 02 a 06/06/08 - Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” - Rodovia Anhangüera, km 158 – Cordeirópolis/SP

Teresa Paranhos - Assessoria de Imprensa/CDA