Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
21/05/2008

Secretário de Agricultura participa da reunião da OIE.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, participa da 76ª Conferência Anual do Comitê Internacional da OIE – Organização Internacional de Epizootias, que ocorre em Paris, na capital francesa, entre os dias 26 e 30 de maio. A expectativa é de retomada do status sanitário de São Paulo como livre de aftosa com vacinação, suspenso desde outubro de 2005, quando do aparecimento de focos da doença no Mato Grosso do Sul e Paraná.

São Paulo não registra aftosa há 12 anos e, mesmo assim, teve o seu status suspenso junto com outros Estados, pertencentes ao Circuito Pecuário Centro-Oeste, que são Goiás, Mato Grosso, Paraná, parte de Minas Gerais e Distrito Federal. No dias que antecedem à Conferência Anual da OIE, ocorre também reunião do Comitê Veterinário, onde documentos com a solicitação de retomada de status são analisados.

Para o secretário de agricultura, João Sampaio, a retomada do status sanitário reabre todas as negociações com os mercados compradores, principalmente União Européia e Chile, os quais embargam a carne bovina proveniente de São Paulo durante este período de status suspenso. “Os prejuízos para o Estado têm sido enormes, deixamos de exportar mais de US$ 1,5 bilhão nestes mais de dois anos de impedimento”, afirma o secretário.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota - www.agricultura.sp.gov.br