Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
02/12/2008

Solo: CDA investe em treinamento para novos profissionais

02/12/2008 - Durante o mês de novembro, os novos engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) participaram, na sede do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Bauru, do curso de aplicação da legislação do uso e conservação de solos. O objetivo foi aprofundar o entendimento das legislações em vigor que são necessárias para a execução das principais atividades do programa estadual de manejo e conservação do solo no sentido de proteger ou recuperar e o solo agrícola

A degradação do solo agrícola, causada por queimadas, desmatamentos e a falta de critérios para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável está hoje entre os principais problemas da humanidade. Segundo os técnicos da área, no estado de São Paulo a perda de solo ultrapassa os níveis considerados toleráveis, ocasionados pela intensa exploração agrícola, causando perda de 9,9 bilhões de metros cúbicos de água, que deixam de abastecer o lençol freático.

As aulas teóricas foram ministradas por técnicos com larga experiência na atividade e conhecedores das dificuldades encontradas para a realização da atividade. Especial interesse despertou a apresentação do Dr. Adenir de Sousa, médico veterinário e advogado, que transmitiu de forma clara e objetiva a hierarquia das legislações brasileiras, com foco para a atividade do profissional de defesa agropecuária

Nas aulas práticas a dinâmica foi realizar a inspeção de uma área com problema de erosão e a elaboração e analise de projetos técnicos de recuperação do solo agrícola. A importância dessa ação e a discussão realizada durante as explanações serviram para fornecer subsídios, sob uma base real, da atividade que esses novos profissionais já começam a desempenhar.

A organização do curso esteve a cargo do engenheiro agrônomo Osvaldo Vichi Filho, responsável pelo Programa Estadual e da equipe formada pela Maria Argentina, Marcos Parminondi, Lucia Belorte, Paulo Ronchi, Osmar Bortoletti e Oscar Kanno.

Assessoria de Imprensa CDA – Tel.: 19 3241-4700 – Teresa Paranhos.