Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/11/2008

Uva: Produtores participam de palestra técnica.

19/11/2008 - A Legislação Fitossanitária e Comercialização foi o tema da palestra realizada ontem (18/11) para os produtores de uva em Pilar do Sul, município pertencente ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Sorocaba. Além dos produtores da região, a palestra despertou interesse de produtores da cidade vizinha de São Miguel Arcanjo. As duas cidades são as maiores fornecedoras de uvas finas de mesa no Estado.

Segundo a engenheira agrônoma Kelly Jeovana Tasquini, a palestra atendeu a uma reivindicação dos produtores preocupados em melhor entender a legislação para movimentação da produção de uva para outros Estados.

As legislações em vigor (Instrução Normativa nº 54 e 55 de 2007 e Instrução Normativa nº 41, de 2008 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa) serviram de base para orientar aos produtores sobre a exigência de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para produtos de origem vegetal que têm potencial de veicular pragas, classificadas como quarentenárias A2, para as unidades da federação consideradas livres dessas pragas.

No caso da uva, a exigência do Certificado Fitossanitário de Origem - CFO/PTV é para as pragas mosca-negra (Aleurocanthus woglumi Ashby) e cancro bacteriano (Xanthomonas campestris pv. viticola).

Segundo engenheira agrônoma Denise de Souza Machado, a palestra abordou também uma pequena exposição sobre a produção orgânica de uva, uso correto de agrotóxicos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos.

Assessoria de Imprensa CDA – Tel.: 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos