Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
30/10/2009

Aftosa: Vacinação de novembro começa dia 1º; campanha será lançada via blog.

30-10-2009 - A etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no próximo domingo (1) e segue até o dia 30 no Estado de São Paulo. Os produtores de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados.

A novidade é que o lançamento oficial da campanha será realizada via blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - www.agriculturasp.blogspot.com, em vez do já tradicional deslocamento da equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Pasta (CDA) ou mesmo do secretário João Sampaio a algum município de destaque na produção pecuária. Será no dia 3 de novembro a partir das 11 horas, com o secretário e o coordenador da Defesa, Cláudio Alvarenga de Melo, ao vivo.

“Na internet é como se estivéssemos nos diversos lugares ao mesmo tempo. Ela encurta as distâncias e nos permite estarmos próximos dos nossos públicos-alvos, especialmente os produtores rurais. No dia do lançamento, vários deles irão acompanhar o ato em nossos escritórios de defesa agropecuária espalhados pelo Estado. E, o principal: poderão interagir conosco, tirando dúvidas, fazendo sugestões e comentando o que julgarem pertinente”, explicou Sampaio.

Na etapa finalizada em 31 de maio foram vacinadas 4,8 milhões de cabeças com até 24 meses. O rebanho total paulista é da ordem de 11,2 milhões de animais. A cadeia de bovinos é o segundo item na pauta de exportações, totalizando US$ 3,16 bilhões em vendas externas em 2008, atrás apenas do setor sucroalcooleiro.

São Paulo historicamente tem uma cobertura vacinal de aftosa acima de 90% do rebanho e não haver registra casos da doença há 13 anos. A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros. O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação e relatar todo o gado existente na sua propriedade.

CONTATOS:

Assessoria de Comunicação da Secretaria - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães

Assessoria de Imprensa da CDA – Tel.: 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos