Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/08/2009

Caprinos e ovinos: Sanidade é destaque em treinamento para executores da CDA.

17/08/2008 - A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento programou para esta semana dois treinamentos relacionados ao Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos para sua equipe de médicos veterinários.

De 18 a 20/08 acontece em Campinas, na sede da CDA, o treinamento sobre o projeto aprovado pela Fapesp “Determinação da condição sanitária dos rebanhos de caprinos e ovinos no estado de São Paulo”, coordenado pela Dra. Maristela Vasconcellos Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução, do Instituto Biológico/Apta/SAA que visa, em parceria com a CDA, realizar o levantamento de doenças de ovinos e caprinos em todo o Estado. Este treinamento é oferecido para 20 médicos veterinários.

No dia 18/08 (terça-feira) inicia em Araçatuba o treinamento teórico sobre scrapie, para capacitar 18 médicos veterinários da CDA e 5 da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo para a colheita de material em ovinos para o diagnóstico de scrapie. Na quarta-feira (19/08) o grupo segue para a região de Andradina onde será realizado o treinamento prático.

A manutenção de equipes treinadas para monitorar o grau de risco da doença no Estado atende exigência da Organização Internacional de Epizootias (OIE), que visa considerar um país, estado ou região livre da doença. O treinamento será ministrado pelo Dr. David Driemeier, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em doenças nervosas.

SCRAPIE - É uma doença de caráter neurodegenerativo, progressivo e fatal, que acomete caprinos e ovinos. O nome scrapie vem da expressão inglesa “to scrape against something”, que significa “esfregar-se contra alguma coisa”. A doença também pode ser chamada de prurido lombar e acomete animais com dois a quatro anos de idade, apresentando período de incubação variável. Dentre os principais sinais, tem-se prurido, hiperexcitabilidade, ranger de dentes, incoordenação motora e morte.

SERVIÇO:

Treinamento sobre caprinos e ovinos.

Local: Auditório da CDA – Av. Brasil, 2340 – Campinas-SP

Data: 18 a 20 de agosto – início às 14 horas.

Treinamento sobre scripie.

Local: Recinto de Exposição de Araçatuba - Av. Alcides Fagundes Chagas, 600 - Aviação - Araçatuba-SP.

Data: 18 de agosto – início às 08 horas

Assessoria de Imprensa da CDA – Tel.: 19 – 3241-4700 -

Teresa Paranhos