Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
26/06/2009

CDA intensifica fiscalização no trânsito de animais na região de Bauru.

26-06-2009 - Equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pela sanidade animal e vegetal, com o apoio da Policia Rodoviária Estadual, intensificam a fiscalização na região de Bauru visando coibir o trânsito irregular de animais e vegetais, bem como seus produtos e subprodutos.

De acordo com o Decreto Estadual n.º 45.781, de 27 de abril de 2001, o trânsito de animais no estado de São Paulo, independentemente da origem, do destino e da finalidade, deverá estar acompanhado da guia de trânsito animal (GTA) e demais documentos zoossanitários e da nota fiscal. O responsável pela condução do veículo que transporta os animais deve apresentá-los à fiscalização da defesa agropecuária quando exigido.

Segundo Luis Antonio Marinho, responsável pelas equipes de fiscalização, “a documentação sanitária é importante no sentido de minimizar os riscos de disseminação de doenças visando a proteção da saúde dos animais, das lavouras e da saúde humana”.

A falta de documentação no trânsito de animais implica em multa em 70 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), que equivale a R$1.109,50. Além da autuação o condutor deve retornar com os animais à origem.

Assessoria de Imprensa da CDA – 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos.