Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
02/04/2009

CDA participa da reunião do Fonesa.

02/04/2009 – O coordenador substituto, Miguel Antonio Guércio e diretores das áreas de defesa vegetal e animal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento participam hoje (02/04) e amanhã da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em Aracaju/Sergipe. O evento visa discutir novas ações a serem desenvolvidas pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária de todo o pais, no intuito de harmonizá-las em âmbito nacional, como também encontrar formas de implementar as medidas já existentes.

Segundo Mário Sérgio Tomazela “a área de defesa vegetal irá apresentar ao fórum as propostas elaboradas pelo grupo de trabalho que esteve reunido em Campinas no mês passado para discutir assuntos relacionados à legislação para prevenção e controle do greening, cancro cítrico, pinta preta e morte súbita”. Destas e das demais propostas apresentadas pelos outros dois grupos sairão as propostas finais que serão encaminhadas ao Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa) pelo presidente do fórum.

Na área vegetal o Fonesa concentra esforços no sentido de elaborar propostas de normas que discipline a execução dos levantamentos periódicos para aprovação e reconhecimento de áreas livres de concorrência de pragas quarentenárias A2 em citros e o estudo e proposta de criação do sistema de produção de mudas cítricas harmonizadas entre os Estados. As pragas quarentenárias A2 são pragas com ocorrência no país, mas sem ampla disseminação, ou seja, presentes em uma área limitada. Além disso, possuem importância econômica e programa oficial de controle do Mapa.

A área de defesa animal irá discutir temas relacionados ao Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), o uso de produtos veterinários em propriedades rurais e as medidas que deverão ser tomadas para tornar o Brasil livre da febre aftosa até o final de 2010, informa Lucio Oliveira Leite, diretor da defesa animal da CDA que também participa da reunião.

O Fonesa representa os órgãos oficiais de defesa agropecuária do país e é o fórum que define as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal. Criado em 2000, busca promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

SERVIÇO:

Reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária

Dias: 02 e 03 de abril

Local: Real Classic Hotel, na Orla de Atalaia – Aracaju – Sergipe.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa da CDA - 19 3241-4700 - Teresa Paranhos