Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/09/2009

Raiva: Seminário marca do dia mundial em Lindoia-SP.

28-09-2009 - Médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) participam de hoje (28/09) até quinta-feira do seminário Comemoração do Dia Mundial do Controle da Raiva, em Águas de Lindóia - SP. O evento é organizado pelo Instituto Pasteur da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, com a promoção da Comissão Estadual da Raiva da qual a CDA faz parte. Os médicos veterinários João Carlos Renofio Hoppe, Vladimir de Souza Nogueira Filho e Murilo Novaes Gomes participam como palestrantes apresentando as ações e desenvolvidas pela defesa agropecuária em todo o estado de São Paulo, outros 50 profissionais participam como ouvintes.

O dia mundial da raiva é comemorado em 28 de setembro e foi criado em 2006, com a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial da Sanidade Animal (OIE) com o objetivo de concentrar a atenção mundial para a tragédia permanente que significa a raiva humana.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA - Como parte das comemorações do dia mundial da raiva a CDA realizou uma série de palestras sobre raiva dos herbívoros, como atividade do Programa de Educação Sanitária do Estado de São Paulo para cerca de 500 alunos do ensino fundamental nos municípios de Registro, Cajati, Santa Isabel, Jaú, Socorro, Batatais e São Simão. Segundo Maria Carolina Guido, médica veterinária da área animal do programa, “o envolvimento dos técnicos da defesa agropecuária no programa de educação sanitária é grande e o interesse dos alunos sobre o assunto foi gratificante”.

TREINAMENTO - Durante o mês de outubro a CDA agendou dois treinamentos para sua equipe de médicos veterinários. Serão realizados de 13 a 16 e de 27 a 30 de outubro na Unesp em Jaboticabal. Os cursos terão a participação de profissionais altamente qualificados no assunto. Foram convidados a Dra. Ivanete Kotait e Luzia de Marilac C. Machado do Instituto Pasteur, Dra. Elenice Maria Seguetim Cunha, do Instituto Biológico, Dra. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, da Unesp Jaboticabal e o Dr. Vladimir de Souza Nogueira Filho, responsável pelo programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros sob responsabilidade da CDA.

Assessoria de Imprensa da CDA - 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos.