Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/06/2009

Secretaria de Agricultura e Universidade Americana: parceria para erradicar doença de aves.

10-06-2009 - O secretário João Sampaio participa de reunião para apresentação do termo de Cooperação Técnica entre a Universidade da Geórgia (EUA) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com objetivo de estabelecer procedimentos para a erradicação do vírus da Laringotraqueíte (LTI) na região de Bastos (SP), principal centro produtor de ovos do Brasil.

O evento, que representa a abertura oficial dos trabalhos técnico-científicos, acontecerá na próxima segunda-feira (15/06), às 14 horas, na sede do Instituto Biológico (IB/Apta). Estão sendo aguardados dirigentes da União Brasileira de Avicultura (Uba), da Associação Paulista de Avicultura (Apa) e do Sindicato Rural de Bastos, além de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos coordenadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e da Defesa Agropecuária (CDA), entre outras autoridades.

A LTI, explica Antonio Guilherme de Castro, pesquisador do Centro Avançado de Tecnologia dos Agronegócios Avícola, é uma doença infecciosa que causa grande prejuízo à avicultura industrial. Ela foi notificada pela primeira vez no Brasil em dezembro de 2002, na região de Bastos, onde causou muitos danos à cadeia de produção da avicultura de postura. Desde então, inúmeros esforços tem sido feitos por técnicos da Secretaria de Agricultura no sentido de controlar a enfermidade através de medidas de defesa sanitária obrigatórias, como vacinação e isolamento. O último caso da doença foi identificado em maio de 2004 e atualmente a doença encontra-se controlada com o uso de vacinação, informa Castro.

A Universidade da Geórgia é considerada um dos maiores centros de diagnóstico e pesquisa em sanidade avícola do mundo. Durante o evento, John Glisson e Maricarmen-Garcia, professores da Universidade, vão relatar sua vasta experiência na profilaxia da LTI nos Estados Unidos. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Apta).

Serviço:

Apresentação do Termo de Cooperação Técnica com a Universidade da Geórgia com vistas à erradicação do vírus da Laringotraqueíte (LTI) na região de Bastos (SP).

Data: 15 de junho de 2009

Horário: 14:00 horas

Local: Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – 5º Andar – São Paulo – Capital.

Informações:

Assessoria de Comunicação - Tel.: (11) 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br - Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimarães.

Assessoria de Comunicação da Apta - Tel: (11) 5067-0424 – www.apta.sp.gov.br - José Venâncio de Resende.