Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
12/05/2009

Serra se reúne com representantes da cadeia de suínos.

12-05-2009 - O governador José Serra participou de almoço com representantes da carne suína do Estado de São Paulo e de outras partes do País. No encontro foram discutidas a queda de consumo interno da carne suína no Estado e a redução de preços por causa da gripe A. O objetivo do almoço foi mostrar a sanidade do rebanho paulista, a qualidade da sua carne e, assim, incentivar o seu consumo.

"Comer carne suína não tem nada a ver com a gripe. Rigorosamente nada. Todo mundo pode continuar consumindo normalmente", afirmou Serra durante o almoço. Para se ter uma idéia, o consumo de carne suína é de 14 quilos per capita/ano no País, enquanto que em países europeus chega a 44 quilos, segundo dados da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS).

Estiveram com o governador o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Junior e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto.

Sobre a influenza A, o governador explicou que não se trata de uma gripe letal. “É uma gripe, claro que tem que tomar muito cuidado, não se automedicar, procurar um médico, enfim, tomar aquelas providências que vem sendo difundidas".

Durante o encontro, o secretário João Sampaio enfatizou a importância do setor para o agronegócio paulista. “O Estado é o quarto maior produtor da carne no País, com mais de dois mil suinocultores e uma produção de 280 mil toneladas/ano. Influenciamos o preço também porque somos o maior mercado consumidor e importamos carne suína para suprir a nossa demanda total de 650 mil toneladas/ano”, afirma Sampaio.

O presidente da APCS afirmou que a queda no consumo desde o aparecimento do vírus provocou redução dos preços da arroba do suíno em torno de 20%. “O valor da arroba interfere diretamente na renda do produtor. Há três semanas, o preço cai na bolsa de suínos. A arroba estava em R$ 47 e hoje é comercializada a R$ 39”.

CONTATOS:

Assessoria de Comunicação da Secretaria - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães - http://www.agricultura.sp.gov.br