Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
15/09/2010

Aftosa: Defesa realiza o monitoramento da circulação viral no Estado.

15-09-2010 - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, inicia no próximo mês de outubro a monitoramento da circulação viral da febre aftosa no estado de São Paulo. A estimativa inicial, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento e Pecuária, é que sejam colhidas 1764 amostras de sangue para análise, em sessenta propriedades rurais no Estado.

Segundo João Carlos Renofio Hoppe, diretor da Defesa Sanitária Animal, “todos os Estados reconhecidos pelo Ministério como livre da febre aftosa, com vacinação, devem realizar esse monitoramento. A colheita será realizada somente em bovinos, com idade entre 6 e 12 meses”. Hoppe informou ainda que os animais amostrados serão identificados com brinco e ficarão impedidos de serem vacinados e comercializados, até serem liberados pela Defesa Agropecuária.

Como procedimento inicial para a realização do monitoramento, foi realizada uma reunião na tarde de ontem (13/09) em Campinas, para nivelar os procedimentos de colheita e identificação das amostras, e a distribuição dos kits. Hoje (14/09), o assessor técnico Lúcio Oliveira Leite, o diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal, Fábio Tatsuya Mizusaki tem reunião agendada com os demais médicos veterinários envolvidos na colheita das amostras, na sede do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), em Araçatuba.

Como parte dos procedimentos para a realização do monitoramento, nesta quinta-feira (16/09) os médicos veterinários Hugo Leonardo Riani Costa, da Defesa Sanitária Animai e Sabrina Martins Latorre, do Centro de Análises e Diagnósticos participam de reunião no Ministério, em Brasília, para que a Defesa Agropecuária possa adequar-se ao sistema que permitirá acompanhar todo o procedimento e receber o cadastro do laboratório on line.

Assessoria de Imprensa da Defesa AgropecuáriaSP – Tel. 19 – 3241-4700 - Teresa Paranhos