Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
05/10/2010

Boas Práticas de Fabricação é tema de Workshop em Campinas

05-10-2010 - Boas Práticas de Fabricação é tema do workshop que será realizado em Campinas, nesta quarta-feira (06/10) para os estabelecimentos produtores/industrializadores de matéria prima, produtos e subprodutos de origem animal com registro Sisp - o Serviço de Inspeção de São Paulo. O selo Sisp é emitido pela Defesa Agropecuária, que é o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela defesa sanitária animal e vegetal no estado de São Paulo.

Visando dar continuidade as ações previstas no plano plurianual e a importância de assegurar a inocuidade dos alimentos e de se adequar aos modernos procedimentos de controle higiênico sanitário, foi estabelecida a implantação das Boas Práticas de Fabricação nos estabelecimentos registrados no Sisp, visando a adoção do Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

O workshop terá como palestrante Cyleni Regatieri Abreu de Souza, doutora em Tecnologia de Alimentos da Universidade de São Paulo, coordenadora do Programa Alimentos Seguros (PAS) e docente do curso técnico de alimentos do SENAI São Paulo. A Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira atua exclusivamente no segmento de alimentos promovendo a educação profissional e tecnológica, auxiliando no desenvolvimento das empresas e empreendedores, buscando atuar como provedor de soluções para suas necessidades técnicas e tecnológicas.

Para Cláudio Alvarenga de Melo, coordenador da Defesa Agropecuária, “este workshop é uma proposta, no sentido de estimular a adoção de práticas que visam a produção de alimentos seguros e com qualidade para o consumidor”.

O estado de São Paulo tem hoje 731 estabelecimentos registrados no Sisp, nas áreas de carne, leite, mel, ovos e pescado. Os produtos destes estabelecimentos podem ser comercializados em todo o território paulista. Segundo Rachel Simião, diretora do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, “serão apresentas informações para que esses estabelecimentos possam implantar as boas práticas de fabricação”.

De acordo com a legislação os estabelecimentos terão o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação do regulamento técnico a ser editado pela Defesa Agropecuária, para apresentarem seus programas de Boas Práticas de Fabricação, bem como o cronograma de implantação.

A Resolução SAA - 43, de 13-9-2010 está disponível no site www.cda.sp.gov.br.

SERVIÇO:

Boas Práticas de Fabricação é tema de Workshop em Campinas

Data: 06/10/2010

Horário: das 09 às 12 horas

Local: Auditório da Defesa Agropecuária - Av. Brasil, n° 2340, Jardim Chapadão - Campinas - SP.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa – Defesa AgropecuáriaSP – 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos.