Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
24/11/2010

Brucelose é tema de entrevista ao vivo no Canal Rural, hoje (24/11) às 12 horas.

24-11-2010 - Brucelose é tema da participação ao vivo, do médico veterinário Heinz Otto Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, no programa “Rural Meio-Dia”, do Canal Rural, ao meio dia.

O foco da participação será a importância da vacinação de fêmeas bovídeas com idade entre 3 e 8 meses contra a brucelose, que é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias do gênero Brucella cujos rebanhos frequentemente mais infectados são os bovinos e bubalinos, mas ameaça outras espécies e também pode afetar o homem.

Outro item importante será o estudo da prevalência para a brucelose que está sendo realizado em todo o estado de São Paulo. A última prevalência foi realizada no Estado em 2001 e apresentou como resultado a prevalência de 9,7% em propriedades e 3,8% em animais.

O Estado fará ainda a primeira prevalência para a tuberculose bovina. O objetivo das prevalências é conhecer a ocorrência e a incidência das duas doenças no Estado para traçar as políticas sanitárias e escolher as melhores estratégias nas ações, com vistas à erradicação.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos