Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/03/2010

Cana - CDA disponibiliza informativo sobre ferrugem alaranjada.

29-03-2010 - Está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) o informativo técnico sobre a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar, com informações técnicas e fotos de excelente qualidade que poderão auxiliar produtores e técnicos na identificação da doença.

A ferrugem alaranjada é causada pelo fungo Puccinia kuehnii, praga quarentenária no Brasil. Esta praga ataca algumas variedades de cana-de-açúcar (Saccharum spp.), interferindo na fotossíntese e comprometendo o desenvolvimento e produtividade da planta. Já foi relatada em países da Ásia, Oceania, África, América do Norte e América Central. Em dezembro de 2009 foi constatada no estado de São Paulo, na região de Araraquara.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Instituto Biológico, vem realizando um levantamento amostral para detectar as áreas de ocorrência da ferrugem alaranjada no Estado, e já constatou a presença da praga em vários municípios.

O informativo está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (www.cda.sp.gov.br). Para acessá-lo é só clicar na bandeira referente, postada na página.

O trabalho foi elaborado por Hugo José Tozze Júnior, engenheiro agrônomo do Centro de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, com supervisão do diretor Vicente Paulo Martello e do diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, Dr. Mário Sérgio Tomazela. As fotos foram obtidas com a colaboração de Luciano de Aquino Melo e Maria Satico Ikeda, engenheiros agrônomos do Escritório de Defesa Agropecuária de Araraquara que possibilitaram a visita ao campo de cultivo e realizaram a maioria das fotos. Segundo Tozze Jr., este material será periodicamente atualizado com os dados do levantamento.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa da CDA

Tel.: 19 3241-4700, ramal 2409

Teresa Paranhos