Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/01/2010

Citros: Secretaria e Fundecitrus farão novo convênio.

19-01-2010 - Em reunião realizada nesta segunda-feira (18 de janeiro), em São Paulo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, e o presidente do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), Lourival Carmo Monaco, conversaram sobre o novo convênio que será firmado entre as partes, cujo plano de trabalho terá um novo foco de atuação.

Com o término do convênio na área de fitossanidade citrícola entre a Secretaria, por meio da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), e o Fundecitrus, discutiu-se a proposta de uma nova forma de atuação da entidade concentrada em ações de pesquisa para combate às doenças, capacitação e comunicação com o produtor.

A fiscalização continua a cargo da CDA. O produtor, conforme previsto na Instrução Normativa 53, é obrigado a inspecionar o seu pomar a cada três meses e entregar um relatório semestral à CDA informando as plantas inspecionadas e erradicadas contra o greening.

“O percentual de citricultores que fazem inspeção e entregam os relatórios cresce a cada semestre. Em 2009, chegamos a mais de 80%. Com essa evolução é possível que o Fundecitrus e, mesmo a própria Secretaria, atue mais no conhecimento das doenças e formas de combate, capacitando mais o produtor para o manejo sanitário do seu pomar”, afirma o secretário João Sampaio.

O presidente do Fundecitrus afirmou que a entidade terá um novo formato de atendimento ao setor, com foco na prestação de serviços. “Ampliaremos nossa linha de pesquisa e buscaremos maior conscientização fitossanitária, na qual a prevenção seja a melhor forma de manejo dos pomares”, afirma Monaco.

O novo plano de trabalho para o convênio com o Fundecitrus será preparado pelas equipes técnicas.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação da Secretaria - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães - Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)