Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
20/05/2010

Começa hoje (20/05) a 47.ª Exposição Agropecuária de Fernandópolis.

20-05-2010 - Acontece de 20 a 30 de maio a 47.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Fernandópolis no Recinto de Exposições “Percy Waldir Semeghini”. Durante esses dez dias, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária apresentará seus principais programas e ações voltados para os produtores da região.

No estande da Defesa, produtores e visitantes poderão receber informações sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha está sendo realizada durante todo o mês de maio no estado de São Paulo, com a vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

A Defesa Agropecuária é o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável por manter o Estado livre da febre aftosa, peste suína clássica e doença de newcastle e de outras enfermidades inexistentes em seu território, como a encefalopatia espongiforme bovina (vaca louca), erradicar a brucelose, controlar a tuberculose, raiva dos herbívoros e anemia infecciosa equina, executar os programas de sanidade avícola, dos suídeos, caprinos e ovinos, visando a melhoria das condições de produção e saúde, com conseqüente aumento da produtividade.

Cabe também à Defesa Agropecuária fiscalizar o comércio de produtos veterinários, o trânsito e eventos de concentração animal e a certificação do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), de modo a garantir a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal para o consumo humano.

Na área vegetal busca manter o Estado livre das doenças restritivas à cultura dos citros, monitorar a praga sigatoka negra na cultura da banana, estabelecer áreas livres de pragas quarentenárias com a implantação de programas de mitigação de risco, credenciar engenheiros agrônomos para emissão de certificado fitossanitário de origem, fiscalizar o transporte e comércio de vegetais, mediante a fiscalização volante, cadastrar estabelecimentos produtores de sementes, mudas, plantas matrizes e borbulheiras, fiscalizar o comércio de sementes e muda, o uso e o comércio de agrotóxicos e afins e a destinação de embalagens vazias. E ainda, cadastrar agrotóxicos e afins, de comércio e uso permitidos no estado de São Paulo e fiscalizar o uso, conservação e preservação do solo agrícola.

SERVIÇO:

47.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Fernandópolis

Data: 20 a 30 de maio de 2010

Recinto de Exposições “Percy Waldir Semeghini” – Fernandópolis - SP

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa da CDA – 19 – 3241-4700 – Teresa Paranhos