Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
30/06/2010

Médicos veterinários participam de curso ministrado pelo IICA em Campinas.

30-06-2010 - Técnicos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) ministram até amanhã (01/07) em Campinas - SP, um curso para vinte médicos veterinários da Defesa Agropecuária paulista que tem como instrumento “Desempenho, Visão e Estratégias (DVE) para Serviços Veterinários Nacionais”.

Segundo, Lúcia Maia, coordenadora de sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos do IICA, do escritório em Brasília, a capacitação tem por objetivo “ser uma ferramenta de futuro e fortalecimento de serviços oficiais, com visão atual do desempenho e traçar estratégias, independente do programa a ser executado.” O curso usa metodologia de oficina para que “os médicos veterinários aprendam a auto caracterizar-se e traçar planos estratégicos de melhoria. Ao mesmo tempo proporcionar uma discussão para que o corpo técnico tenha uma visão comum”, explica Lúcia Maia. O coordenador de tecnologia da informática e gestão de conhecimento do IICA, Christian Fischer, também faz parte da equipe.

O curso está sendo aplicado por solicitação do coordenador Cláudio Alvarenga de Melo devido à importância do uso de estratégias que são essenciais para o desenvolvimento das ações realizadas nas atividades da Defesa Agropecuária em todo o estado de São Paulo. Nas oficinas as analises e estratégias são elaboradas sobre os programas oficiais em execução. “O importante é que os profissionais entendam os gargalos e proponham soluções para cada um dos programas sanitários que a defesa executa”, diz Lúcio Oliveira Leite, coordenador substituto da Defesa Agropecuária.

De acordo com a proposta do IICA, o instrumento (DVE) utilizado neste curso de capacitação pode ajudar aos países a estabelecer seu nível de desempenho, a compartilhar uma visão com o setor privado, a estabelecer prioridades e a facilitar a planificação estratégica, com a finalidade de cumprir com as suas obrigações e aproveitar as novas oportunidades.

Serviços fitossanitários e a inocuidade dos alimentos também são temas de cursos desenvolvidos pelo IICA e direcionados à capacitação de profissionais dos serviços oficiais de defesa agropecuária.

O IICA - Enquanto a OEA promove a saúde dos animais e a inocuidade dos produtos de origem animal no comércio internacional, mediante a emissão de diretrizes sanitárias harmonizadas para a certificação internacional e métodos de controle de doenças, o IICA assiste aos países no fortalecimento de seus serviços veterinários para que eles sejam mais eficientes, para que os produtos possam competir em êxito nos mercados nacionais e internacionais, e contribuir para proteger a saúde dos consumidores.

SERVIÇO:

Curso: Desempenho, Visão e Estratégias para Serviços Veterinários Nacionais

Dia: até 01/07 (quinta-feira)

Local: Auditório da Defesa Agropecuária – Av. Brasil, 2340 – Campinas/SP

CONTATO:

Assessoria de Imprensa - 19 3241-4700 – Teresa Paranhos