Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
11/03/2010

Sanidade bovina: missão européia elogia trabalho da Defesa Agropecuária paulista.

11-03-2010 - A missão da União Européia (UE) que esta no Brasil para dar prosseguimento aos entendimentos entre o País e o continente europeu sobre questões sanitárias elogiou o trabalho da Defesa Agropecuária paulista após cumprir a agenda de atividades no estado de São Paulo entre os dias 3 e 5/03. Os auditores, membros da Diretoria-Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco) auditaram um entreposto de carne no município de Santos, um frigorífico em Barretos e uma propriedade rural (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov-Eras) na região de General Salgado. Uma equipe de médicos veterinários da Defesa Agropecuária acompanhou os auditores.

Na propriedade rural foi solicitada a realização de uma demonstração de procedimentos para que a missão pudesse avaliar passo a passo como é realizada a auditoria pela Defesa Agropecuária no Estado. Diante do rebanho, munidos de lap tops e com acesso a bancos de dados atualizados foi possível fornecer todas as informações solicitadas. A Defesa Agropecuária vem investindo em equipamentos e na informatização de dados visando dar maior agilidade ao processo e reduzir a possibilidade de erros.

Para Vasco Antunes, porta voz dos auditores “o trabalho realizado pela equipe oficial da defesa agropecuária em São Paulo tem nível de excelência”. Ele também elogiou a competência e a seriedade demonstrada pela equipe de médicos veterinários. Segundo João Carlos Renofio Hoppe, diretor de Defesa Sanitária Animal “a análise do auditor nos deixou satisfeitos e com a certeza de que o trabalho de nossa equipe está sendo feito com profissionalismo”.

A Defesa Agropecuária é o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável por 98% das auditorias oficiais no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos -Estabelecimentos Rurais Aprovados (Sisbov-Eras) no estado de São Paulo. As auditorias dão legitimidade para acesso dos Eras na lista Traces, que é a lista dos estabelecimentos aptos a fornecer animais para frigoríficos exportadores de carne bovina in natura ao bloco europeu. O Estado tem hoje 184 propriedades Eras certificadas no Sisbov, dessas, 142 estão na lista Traces.

A missão deve ainda apresentar um relatório da visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fizeram parte da equipe da Defesa Agropecuária os médicos veterinários: João Carlos Renofio Hoppe, Lucio Oliveira Leite, Hugo Leonardo Riani Costa, Luiz Henrique Barrochelo e Antonio Carlos de Meireles.

Informações:

Assessoria de Imprensa da CDA – 19 – 3241-4700, ramal 2409 – Teresa Paranhos.