Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
01/02/2010

Solo: recuperação de microbacia na região de Jaboticabal tem resultado positivo.

01-02-2010 - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que é o órgão responsável pela aplicação da lei estadual de uso e conservação do solo no estado de São Paulo em atendimento a oficio referente a inquérito civil a Promotoria de Justiça do município de Monte Alto, realizou fiscalizações nas propriedades agrícolas componentes da microbacia hidrográfica do Rio Turvo, localizada no município de Monte Alto, região de Jaboticabal. O objetivo foi avaliar os danos ocasionados ao solo agrícola, com base na legislação estadual - Lei 6.171/88 e Decreto 41.719/97.

A equipe de agentes fiscais da CDA composta pelos engenheiros agrônomos Antonio Sena Filho, Oswaldo Julio Vischi Filho, Maria Argentina Nunes de Mattos e Gustavo Bissolli e os auxiliares Edgard Donizete Malaspina e José Antonio da Silva além de inspecionar o solo agrícola, observou e relatou os fatos relativos as áreas de proteção permanentes (APPs) das respectivas propriedades. Os projetos técnicos de conservação do solo foram elaborados pela CATI Regional de Jaboticabal, que é o órgão de extensão rural também da secretaria.

Segundo Gustavo Bissolli, da unidade de defesa agropecuária do município, “ao avaliar o projeto técnico, a CDA priorizou as práticas conservacionistas integradas, uma vez que o uso de uma prática isolada não garante o sucesso do controle da erosão”. O resultado foi a recuperação e revitalização da microbacia com práticas mecânicas e vegetais, além do reflorestamento da nascente.

Informações:

Assessoria de Imprensa da CDA – 19 – 3241-4700, ramal 2409 – Teresa Paranhos.

Escritório de Defesa Agropecuária de Jaboticabal – 16- 3202-0781.