Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
13/04/2010

Suídeos: Sanidade é tema de treinamento para técnicos da CDA em Jaboticabal.

13-04-2010 – A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) inicia hoje o treinamento em sanidade dos suídeos para 111 técnicos de apoio admitidos no último concurso público que atuam nas 40 regionais de defesa agropecuária do Estado. A primeira turma é formada de 57 técnicos que estarão no Campus da Unesp, em Jaboticabal, até o dia 15 (quinta feira). Os demais técnicos tem treinamento agendado para o mês de junho próximo.

Segundo Luis Guilherme de Oliveira, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, “o treinamento será formado por aulas teóricas e atividades práticas e tem como o objetivo a formação técnica e capacitação desses profissionais para atuarem a serviço do Programa”.

A CDA já realizou o treinamento dos médicos veterinários admitidos no mesmo concurso no sentido de equalizar conhecimentos e nivelar procedimentos. Agora, com o treinamento dos técnicos de apoio agropecuários deve reforçar sua capacidade de atuação técnica em todo o estado de São Paulo.

Alguns dos temas que serão abordados são: história natural das doenças transmissíveis; produção; abatedouros; reconhecimento das principais doenças; atendimento a focos; conceitos de biosseguridade; educação sanitária.

O treinamento tem início hoje às 14 horas com a presença dos diretores da CDA, da UNESP, da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos Abraves-SP e de palestrantes com reconhecido conhecimento na área, entre eles, a Dra PhD. Masaio Mizuno Ishizuka, médica veterinária/Abraves-SP, o prof. Dr. Urbano dos Santos Ruiz, da Unesp – Campus de Dracena e a Dra Rachel Simião, diretora do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal da CDA

INFORMAÇÕES:

Treinamento em enfermidade de suínos para técnicos de apoio agropeciário da CDA.

Data: 13 a 15 de abril de 2010

Local: Unesp – Campus Jaboticabal, via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n – Jaboticabal-SP

CONTATO:

Assessoria de Imprensa da CDA – 19 – 3241-4700 – ramal 2409 - Teresa Paranhos.