Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
23/11/2011

Aftosa: campanha de vacinação termina no dia 30

23-11-2011 – A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro. É o prazo final para o criador vacinar todo o rebanho, bovinos e bubalinos. A declaração da vacinação deve ser feita à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, até o dia 7 de dezembro.

Com um rebanho de 205 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos, o Brasil se transformou no maior exportador de carne do mundo, o que se traduz pelo acréscimo de US$ 3,2 bilhões no saldo da balança comercial nacional, de janeiro a agosto de 2011. São Paulo, com um rebanho 11,3 milhões de animais e responde por quase 40% do volume das exportações brasileiras de carne.

Em 2010, o estado de São Paulo teve uma cobertura vacinal de aftosa superior a 98%, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como livre da febre aftosa com vacinação. Desde 1996 não são registrados casos da doença no Estado.

"A sanidade derruba barreiras e movimenta a economia, essa é a motivação para que o criador vacine seus animais", afirma Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária desenvolve ações focadas em vigilância ativa com controle e cadastro de rebanhos, fiscalização em eventos de concentração animal, controle de trânsito e imunização do rebanho, tendo como meta principal a declaração do Estado como livre de febre aftosa sem vacinação. A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado. (Texto: Nara Guimarães/Teresa Paranhos)

CONTATOS:

Assessoria de Comunicação da Secretaria - Tel.: Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães - Tel.: 11 - 5067-0069

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária - 19 - 3045-3350 - Teresa Paranhos