Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
27/05/2011

Aftosa: Próxima terça-feira (31/05) é o último dia para vacinar.

27-05-2011 - O pecuarista tem até terça-feira (31/05) para vacinar bovinos e bubalinos, com até 2 anos de idade contra a febre aftosa no estado de São Paulo. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas – meses de maio e novembro.

O Estado tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até dois anos estimada em 4,7 milhões. Em maio passado, o índice alcançado foi de 97,25 por cento dos animais vacinados. Segundo Claudio Alvarenga de Melo, coordenador da Defesa Agropecuária, “a expectativa é manter o índice de cobertura vacinal superior ao registrado na etapa de maio passado”.

A vacinação deve ser realizada até o dia 31 de maio. O criador tem até o dia 07 de junho para comunicar a vacinação ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região. A comunicação deve ser feita pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas e a relação dos animais vacinados por faixa etária e sexo, e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. É preciso declarar também os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos. A declaração está disponível no site da Defesa Agropecuária (www.cda.sp.gov.br).

As penalidades para os que não vacinarem serão de 5 (cinco) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - Ufesps (R$ 87,25) e para os que deixarem de comunicar, 3 (três) Ufesps (R$ 52,35) por cabeça.

Este ano, São Paulo completa o 15.º ano sem registro de aftosa. A segunda etapa da vacinação será realizada durante o mês de novembro.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa - Tel.: 19 3345-3350 – Teresa Paranhos