Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/02/2011

Brucelose/Tuberculose é tema de encontro técnico nesta sexta-feira (18/02) em Mogi Mirim.

17-02-2011 - O Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Mogi Mirim realiza nesta sexta-feira (18/02), às 19h30, no salão paroquial da igreja de Santa Cruz o encontro técnico que irá reunir os médicos veterinários do serviço regional de defesa agropecuária e os médicos veterinários particulares, cadastrados e habilitados junto à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), para padronizar os procedimentos técnicos em acordo com as normas estabelecidas pelo programa.

Segundo, Décio José Gottardo, diretor técnico regional da Defesa Agropecuária “será dada atenção especial à vacinação contra a brucelose, sendo que os profissionais serão incentivados a aumentar o número de animais vacinados na área de atuação da regional, contribuindo, para a diminuição da prevalência e da incidência da brucelose e da tuberculose bovinas no estado de São Paulo”. Pertence a área de atuação do EDA de Mogi Mirim os municípios de Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse.

PREVALÊNCIA - A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, já iniciou a colheita de sangue para análise da brucelose e aplicação da tuberculina para verificar a incidência da tuberculose nos rebanhos bubalinos e bubalinos no estado de São Paulo. A prevalência está sendo realizada em 21 regionais de defesa. Ainda no primeiro semestre as demais 19 regionais, dentre elas o EDA de Mogi Mirim, deverá iniciar a prevalência.

O último estudo da prevalência para a brucelose foi realizado no Estado em 2001 e apresentou como resultado a prevalência de 9,7% em propriedades e 3,8% em animais. Para a tuberculose, esta é a primeira prevalência a ser realizada.

SERVIÇO:

Encontro técnico sobre Brucelose e Tuberculose

Dia: 18/02/2011

Hora: 19h30

Local: Salão Paroquial da Igreja da Santa Cruz – Praça Tiradentes, 281 – Santa Cruz - Mogi Mirim – SP.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – Tel.: 19 - 3045-3447 - Teresa Paranhos.