Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
30/08/2011

CFO/CFOC: Engenheiros agrônomos participam de curso em Campinas.

30-08-2011 - Termina nesta quarta-feira (31/08) o 37º curso para habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para emissão do certificado fitossanitário de origem (CFO) e consolidado (CFOC), promovido em Campinas, pela Coordenadoria da Defesa Agropecuária, Instituto Biológico, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Setenta e dois profissionais participam do curso, iniciado na segunda-feira (29/08), com a presença do coordenador da Defesa Agropecuária, Heinz Otto Hellwig e da diretora da Defesa Sanitária Vegetal, Lígia Martucci. A finalidade do curso é atender normas técnicas de certificação fitossanitárias ditadas pelas Instruções Normativas 54 e 55, de 4 de dezembro de 2007, do Ministério.

A habilitação é para as pragas: Pratylenchus coffeae, Pratylenchus jaehni, Xanthomonas axenopodis pv. citri, Aleurocanthus woglumi, Xylella fastidiosa, Citrus Leprosis Virus, Ceratitis capitata, Anastrepha spp. (Anastrepha fraterculus), Bactrocera carambolae, Candidatus Liberibacter, Guignardia citricarpa, Alternaria alternata, Elsinoe spp. (Elsinoe fawcetti (Sphaceloma fawcetti), Elsinoe australis (Sphaceloma australis)) e Phytophthora spp. (P.nicotianae (sin = p.parasitica), P.citrophthora).

Além de temas específicos sobre as pragas, ministrados por pesquisadores, são abordados temas específicos de defesa fitossanitária, norteados pela legislação como: sistema de certificação fitossanitária vegetal, livro de acompanhamento, trânsito de plantas, permissão de trânsito vegetal, unidade de consolidação e legislações específicas em citros.

Os cursos para a emissão do CFO/CFOC no estado de São Paulo são divulgados através do site da Defesa Agropecuária – www.cda.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos