Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/09/2011

Dia Mundial Contra a Raiva junto às escolas municipais.

19-09-2011 - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária desenvolve durante o mês de setembro o projeto de divulgação do Dia Mundial Contra a Raiva (28/09) para crianças, produtores rurais e médicos veterinários. Serão realizadas palestras sobre a raiva em diversos municípios dos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Assis, Bragança Paulista, Catanduva, Jaú, Ourinhos, Mogi das Cruzes, Registro e São João da Boa Vista.

Segundo Vladimir de Souza Nogueira Filho, responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, “o desenvolvimento desse projeto visa conscientizar a população rural e mostrar como realizar as ações de controle e prevenção da raiva dos herbívoros”.

Para Maria Carolina Guido, médica veterinária do EDA de Mogi das Cruzes, que coordena a área animal do Programa Estadual de Educação Sanitária, “pretendemos atingir cerca de cinco mil pessoas entre crianças e adultos. Também será realizado um concurso de redação sobre o tema com as crianças envolvidas no projeto, de acordo com a proposta de cada secretaria municipal da educação”.

RAIVA DOS HERBÍVOROS - A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso de bovinos, equinos, caprinos, ovinos, felinos e caninos. No Estado de São Paulo, na maioria das vezes, é transmitida pela saliva dos morcegos hematófagos quando estes estão infectados pelo vírus da raiva. Os morcegos hematófagos têm seu habitat nas cavernas, montanhas, furnas, bueiros e casas abandonadas. A identificação desses abrigos exige atenção e a participação de produtores e técnicos da Defesa Agropecuária que atuam em consonância com o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros.

Saiba mais sobre a raiva dos herbívoros acessando a entrevista com o médico veterinário Vladimir de Souza Nogueira Filho: http://youtu.be/SFguoBPw4SI

28 DE SETEMBRO – O Dia Mundial Contra a Raiva, comemorado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Instituído em 2007, tem por objetivo conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença, juntando esforços de especialistas na área de saúde humana e veterinária.

INFORMAÇÕES:

Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros – méd. vet. Vladimir de Souza Nogueira Filho – 14 - 3227-0955

Programa Estadual de Educação Sanitária – méd. vet. Maria Carolina Guido – (11) 4657-2150

CONTATO:

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuárias – 19 3045-3350 – Teresa Paranhos