Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
08/04/2011

GTA: 132 médicos veterinários são treinados em São Paulo.

08-04-2011 – O estado de São Paulo tem hoje 389 médicos veterinários, sem vínculo com o serviço oficial de Defesa Agropecuária, habilitados para emissão da guia de trânsito animal (GTA) para fins de trânsito interestadual e intraestadual para aves e ovos férteis, animais egressos de eventos, equídeos, animais silvestres, animais de laboratório, animais aquáticos e suídeos.

Esta semana foram treinados outros 132 profissionais, que são os responsáveis técnicos, ligados principalmente a estabelecimentos de produção de aves e ovos férteis, empresas produtoras de leilões e de provas equestres. Segundo João Hoppe, diretor de defesa sanitária animal, “esses profissionais irão atuar na área averiguando as condições sanitárias dos animais movimentados no Estado, assegurando que tais animais não constituirão risco sanitário para onde se destinam”.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária realizou o treinamento em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Após receberem a habilitação, esses médicos veterinários vão poder emitir GTAs somente nos municípios e para as espécies que serão especificadas em Portaria a ser expedida pela Superintendência Federal de Agricultura.

A emissão da GTA é condicionada à assistência veterinária aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros do estabelecimento de procedência e o cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécie. Segundo José de Barros, médico veterinário da defesa agropecuária que coordena as fiscalizações de trânsito e eventos de concentração de animais no Estado, “os profissionais devidamente treinados e imbuídos a ética profissional vão conferir confiabilidade à vigilância epidemiológica na movimentação de animais”.

A relação dos médicos veterinários habitados para a emissão de GTA no Estado pode ser consultada no site da Defesa Agropecuária (www.cda.sp.gov.br) ou nos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) da região.

GTA - O modelo atual da guia de trânsito animal foi implantado em 2007 pelo Ministério de Agricultura e é utilizado em todo o território nacional para o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal. A padronização teve como objetivo aumentar a segurança e o controle sanitário de animais no transporte interestadual e intraestadual, além de atender recomendações de missões internacionais interessadas na importação de nossos produtos.

Assessoria de Imprensa - 19 - 3045-3350 - Teresa Paranhos