Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/05/2011

Uso, conservação e preservação do solo agrícola é destaque no Blog da Secretaria.

03-05-2011 - A legislação sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola no estado de São Paulo foi tema de mesa-redonda realizada hoje (03/05), direto de Agrishow em Ribeirão Preto, no Blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (http://agriculturasp.blogspot.com/) com a participação dos engenheiros agrônomos Dílson Perdigão Zamariolli e Oswaldo Julio Vischi Filho, da Defesa Agropecuária, e Luís César Demarchi, da Assistência Técnica Integral (Cati) ambas coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A Lei Estadual do uso e conservação e preservação do solo agrícola foi promulgada visando, através da conscientização e a educação dos agricultores, reverter o quadro de degradação do solo e a perda de solo por erosão buscando com isso, reflexos na melhoria da biodiversidade, nas condições econômicas e sociais dos agricultores e na transformação de propriedades rurais em empresas rurais sustentáveis. A legislação dá aos agricultores a oportunidade de recuperar solos.

Segundo avaliação dos técnicos da Defesa Agropecuária, nos últimos dez anos de aplicação da Lei podem apresentou os seguintes aspectos positivos: a redução nos índices de erosão no Estado; a implantação e difusão de novas tecnologias, proporcionando ganhos em produtividade; a maioria dos agricultores autuados optou por reparar os danos; o aumento e a utilização de práticas conservacionistas eficientes; envolvimento dos engenheiros agrônomos na elaboração dos projetos técnicos; modificação de paisagens em locais onde as pastagens degradadas deram lugar a culturas produtivas; conscientização de empresas administradoras de rodovias dadas à concessão em construir mecanismos dissipadores, que dispõem as águas sem causar danos às áreas agrícolas adjacentes, modificando de forma positiva as paisagens marginais das rodovias paulistas.

A Lei Estadual n°. 6.171 foi aprovada no estado de São Paulo em 1988 e regulamentada, em 1997, pelo decreto estadual n°. 41.719.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos

- Na Assessoria de Comunicação da Secretaria na Agrishow em Ribeirão Preto – 16 – 3911-8201